Abram alas! Os blocos líricos saúdam os foliões!

10 de novembro de 2009

Os blocos líricos são umas das mais belas manifestações do carnaval pernambucano. Nele o saudosismo impera, o passo frenético é deixado de lado e a orquestra é marcada com notas delicadas de instrumentos de pau e corda. A voz é marcadamente feminina no coral suave que embala a folia tradicional e melódica.

O grande carro-chefe dessa era foi, sem dúvida, o Bloco das Flores. Por ser o primeiro bloco a surgir, no ano de 1920, ele abriu a era lírica da folia recifense. Passados os anos os blocos começaram a morrer, sendo ressuscitados pelo Bloco da Saudade, que é um dos mais famosos e conhecidos blocos hoje. Atualmente vivemos um revival dos carnavais antigos, com novos blocos surgindo cada dia mais. Podemos tomar como exemplo desse carnaval de hoje o bloco O Bonde, que alia o tradicionalismo das primeiras agremiações com modernismo das novas tecnologias.

Quem nunca se encantou com tamanha beleza e poesia dos blocos líricos no carnaval de Pernambuco? Aqui iremos mostrar um pouco desse lirismo que deslumbra muitos foliões, e a cada ano tem emocionado o público com belíssimas apresentações. Cada esforço que dirigentes de blocos tem aplicado para manter a tradição, a cultura do lirismo, e ainda conquistar cada dia um público maior e mais fiel.

Não é a toa que vivemos hoje um verdadeiro boom dos blocos líricos. E não é pra menos. O público, tão acostumado a ritmos inquietos e passageiros, anda sedento de uma cultura mais tradicional, aquela que nunca se apaga com o tempo. E o frevo-de-bloco é um exemplo dessa cultura, que vem não só revivendo outras épocas, mas reinventando a forma como se brinca o carnaval de hoje.
Blocos Liricos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s